A flexibilização da quarentena e o plano de retomada gradual das atividades econômicas deve ser planejado e estruturado com o objetivo de evitar a disseminação do vírus e o aumento da curva de contaminação pelo COVID 19.

O INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO (IBAPE/SP), com a finalidade de contribuir com a sociedade brasileira, vêm pela presente nota técnica, apresentar informações relevantes na retomada de atividades econômicas presenciais para evitar a disseminação do COVID-19, com base nos preceitos legais e da Engenharia de Segurança.

Nesse sentido, salienta-se a portaria conjunta n° 20 de 18 de junho de 2020, que estabelece os parâmetros necessários para cumprimento das exigências do Plano de Ação para Retomada de Atividades – COVID 19.

Dentre os principais preceitos estão o distanciamento social, a proteção física, o uso constante de máscaras e a higienização do ambiente e das mãos, dentre outras providências.

Este documento contém informações gerais sobre o referido assunto sendo válido salientar a importância da consultoria de um Engenheiro de Segurança para assessorar seu estabelecimento na retomada de atividades econômicas!

 1. DISTANCIAMENTO SOCIAL
 Mantenha distância segura de pelo menos 1,5 metros das pessoas. Respeite o próximo!!

2. USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA
 Utilize máscaras de pano, cobrindo o nariz e a boca e/ou máscara de material lavável que protegem todo rosto, não se esqueça de higienizá-las a cada 2 (duas) horas!

3. BARREIRAS FÍSICAS - EPC
As proteções de material lavável também são fortes aliadas no combate à disseminação do Coronavírus! Não se esqueça de manter a higiene constante desta barreira com água sanitária diluída em água!

4. AR CONDICIONADO
 O aparelho de ar condicionado também pode contribuir com a proliferação do Covid 19 se não estiver adequadamente projetado para esterilização. Dê preferência a ambientes ventilados naturalmente e, na impossibilidade, mantenha seus aparelhos de ar condicionado higienizados, com filtros adequados para a finalidade de seu estabelecimento! 

5. SINALIZAÇÃO
Auxilie e oriente aos usuários e colaboradores de seu estabelecimento no combate ao Covid 19, sinalizando o local! É simples, é fácil e eficaz!

6. HIGIENIZAÇÃO DO LOCAL E DAS MÃOS
A melhor maneira de combater este vírus são os bons hábitos de higiene e de convívio social. Ao espirrar cubra o nariz e a boca com o cotovelo ou braço. Lave cuidadosamente as mãos com água e sabão e, na impossibilidade, use o álcool em gel. Higienize seus pertences com álcool 70% ou com água sanitária diluída em água constantemente! Mantenha as boas práticas de higiene!

7. MUDE SEUS HÁBITOS
Ajude a combater o COVID 19 evitando alguns hábitos de convívio social.
• Não fale próximo às pessoas! Mantenha distância!
• Use máscaras todo o tempo!
• Não abrace e não beije! Nada de cumprimento, nem de dar as mãos!
• Não compartilhe objetos pessoais!
• No elevador, um de cada vez! Os mais velhos primeiro.
• Não coloque as mãos na boca, olhos ou nariz!
• Evite aglomerações!
• Esqueça os lenços de pano, use sempre lenços descartáveis! 


 Elaborado em agosto/2020 no âmbito da Câmara de Engenharia de Segurança 

Coordenação:
Engª Civil e de Segurança do Trabalho Licia Mahtuk Freitas – Coordenadora de Câmara
Eng° Mecânico e de Segurança do Trabalho Eduardo José Santos Figueiredo – Vice Coordenador de Câmara


Colaboradores:
Engª Ambiental e de Segurança do Trabalho Deborah Rios Arruda Morceli
Eng° de Refrigeração e Ar Condicionado e de Segurança do Trabalho Pasqual Satalino
Eng° Eletricista e de Segurança do Trabalho Clésio Gelli
Eng° Eletricista e de Segurança do Trabalho Marco Aurélio de Oliveira Machado
Eng° Agrícola Vicente Ignacio Gomes Parente



CLIQUE AQUI