O Ivar, novo Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, lançado em janeiro, pela Fundação Getúlio Vargas, por meio do seu Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), deverá proporcionar mudanças, não apenas para proprietários e inquilinos, mas também na atuação dos profissionais de avaliação, ao indicar um cálculo mais justo para locações de casas e apartamentos.

 

Segundo Rodrigo Salton Leites, Engenheiro Civil e Diretor de Relações com Associados do Ibape/SP, a adesão ao Ivar beneficia o trabalho dos engenheiros e arquitetos em perícia, “a chance de eventual distorção nos resultados das avaliações pode ser minimizada com a utilização de um índice específico do setor imobiliário, quando comparado com a utilização de um índice econômico genérico”.

 

Conforme avalia o especialista, o novo indicador - ao ter como base apenas os movimentos de mercado relacionados ao setor imobiliário de locação – torna os valores calculados legítimos para todos os envolvidos, já que retrata o cenário de forma mais adequada. A criação do índice pela FGV/SP, específico para o mercado locativo de imóveis residenciais, reflete com maior propriedade as variações mercadológicas”, defende.   

 

O Ivar, mensura a evolução dos aluguéis a cada mês, com base em dados contidos nos contratos firmados na negociação, com o acompanhamento das empresas administradoras.  Ele passa a ser considerado na base cálculo no lugar, por exemplo, do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) que registrou forte alta durante a pandemia, impactando nos preços das locações residenciais e renovações de contratos e é influenciado por outros setores da economia como o agropecuário, por exemplo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também costuma ser utilizado, com frequência, na formação dos preços dos aluguéis.  

 

Por enquanto, o Ivar teve como base dados pesquisados nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre – e é definido por meio de uma média estatística dos contratos novos assinados, os reajustes, e as características de cada casa e apartamento locado. 


Informou complementarmente que os índices estão grafados nos contratos, sendo que a validação destes, especialmente os de abrangência nacional, poderá ser feita por engenheiro de avaliações .

 

Para mais informações, acesse  https://portalibre.fgv.br/revista-conjuntura-economica/carta-da-conjuntura/ivar-novo-indice-de-precos-de-aluguel-do-fgv-ibre