O Ibape/SP acaba de disponibilizar o terceiro número do Boletim Técnico Informativo (BTI), em um momento especial para o Instituto, marcado pelo início da gestão da nova Diretoria Executiva, eleita, em outubro, para o biênio 2022/2023. A publicação pode ser conferida desde o dia 14 de dezembro.

Com base nisso, a nova edição apresenta as conquistas realizadas pela administração - que encerra os trabalhos à frente da instituição neste mês - durante os anos 2020 e 2021, marcados pela pandemia e a adaptação das rotinas de trabalhos do instituto.

Os avanços em tecnologia foram muitos. Houve a criação da plataforma d Ibape/SP Conecta, que proporcionou o acesso de engenheiros e arquitetos a cursos em formatos EAD e gravados; a criação do Ibape /SP Cast, podcast que conta com quatro episódios; a Biblioteca Digital, para acesso a conteúdos que ajudam na rotina de trabalho; o próprio BTI, que retoma as publicações de notícias relacionadas a avaliações e perícias, entre outros.

Além dos temas, a edição traz o artigo “Brigadas de incêndio e ensaios de evacuação, uma visão crítica: será necessário uma nova catástrofe?”, elaborado pelo Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho e Diretor Cultural do Ibape/SP (2020-2021), Paulo Palmieri Magri,  sobre a necessidade de reforçar ações para evitar tragédias em edificações, e o estudo “Valoração do dano ambiental devido à construção em área de preservação permanente”, realizado pela Eng. Ana Carolina Valério Nadalini e pelo Eng. José de Souza Neto Jr.

A publicação destaca também os lançamentos da turma 2022 do curso de Pós-Graduação em Perícias de Engenharia e Avaliações, realizado em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, do livro “Perícias de Engenharia: uma visão contemporânea” e do “Glossário de Terminologias do IBAPE/SP – 2021”, atualizado conforme as normas e os regulamentos recentes.

Para conferir a edição na íntegra, clique aqui ou acesse a aba Biblioteca Digital do site.

Boa leitura!