Não é novidade que a pandemia acelerou os processos de digitalização dos serviços que já estavam em planejamento para os próximos anos. Diante das necessidades de cuidados e isolamento social, a tecnologia possibilitou que inúmeras atividades continuassem em ambiente virtual.

 

Para o Ibape/SP não foi diferente e, graças ao empenho dos gestores e à colaboração dos associados, foi possível desenvolver uma série de iniciativas e inovações que permitiram a realização de assembleias, webinars e reuniões das Câmaras Técnicas e Diretoria Executiva por videoconferências, além de conectar os profissionais de engenharia e arquitetura de Avaliações, Perícias e Inspeções Prediais às informações do mercado, aos cursos de capacitação, aos eventos e às ações desenvolvidas pelo Instituto.

 

Mais do que isso, o investimento no ambiente virtual possibilitou a expansão do acesso às atividades, para interessados de outros estados e aos associados de cidades do interior e litoral de São Paulo. Vale destacar as principais conquistas: 

 

Ibape/SP Conecta

A plataforma foi criada para agregar uma série de cursos desenvolvidos por especialistas do Instituto em formato EAD (Ensino a Distância) para que estudantes e profissionais possam buscar formação de qualidade, de forma ágil e com a comodidade de acompanhar as aulas de casa, do trabalho, de onde estiverem. Além dos cursos em EAD, também são oferecidas capacitações gravadas. Saiba mais.

 

Canal Ibape/SP (YouTube)

O canal é mais um ponto de conexão virtual do Instituto com quem atua na área de Avaliações e Perícias de Engenharia. Na página é possível assistir, de forma gratuita, aos webinars, seminários e palestras promovidos pela entidade.  Clique aqui e conheça.  

 

Biblioteca Digital

Com acesso pelo site do IBAPE/SP, a Biblioteca Digital disponibiliza uma série de materiais, que auxiliam na rotina de trabalho dos engenheiros e arquitetos, para consultas, como as normas e os regulamentos, os estudos técnicos, os acórdãos judiciais, disponíveis a qualquer momento.

 

BTI

A publicação periódica de informações relacionadas às atividades de Avaliação e Perícia de Engenharia, bem como das ações desenvolvidas pelo Ibape/SP, foi retomada em formato digital neste ano. O Boletim Técnico Informativo (BTI) tem periodicidade trimestral e chega a sua terceira edição neste mês. Acesse e confira.

 

IBAPE/SP Cast

Outra conquista, em 2021, foi a criação do Ibape/SP Cast, um podcast que traz assuntos e entrevistas com profissionais de destaque. Já estão disponíveis quatro episódios com temas como Conceitos Urbanísticos do Plano Diretor de São Paulo; Desapropriação: a qualidade técnica das avaliações; Perícias Trabalhistas: mercado e oportunidades; e Análises Técnicas do Incêndio em Alemoa - tema do  Seminário Ibape/SP e Fundabom.  Ouça aqui.

 

Eleições virtuais

O investimento em tecnologia digital também ampliou a participação dos associados nas eleições, realizadas em outubro, da nova Diretoria Executiva para o Biênio 2022/2023. Pela primeira vez em formato digital, o processo registrou 187 votantes, incluindo associados e membros do interior e litoral paulista e de outros estados, o triplo dos votos em comparação com os pleitos anteriores.

 

Nos últimos dois anos foram inúmeras conquistas, e muitas novidades virão por aí no biênio 2022/2023. Continue por dentro das iniciativas acompanhando as notícias publicadas no site e nas redes sociais do Ibape/SP.